top of page

Como funciona o seguro para equipamentos agrícolas?

Certamente, é de grande importância os equipamentos agrícolas que integram o patrimônio do produtor rural. Sendo assim, é possível a ocorrência de imprevistos que podem causar transtornos e perdas financeiras, caso esses bens sejam danificados. Portanto, é imprescindível que haja a contratação de um seguro para equipamentos agrícolas.

trator

Por que o seguro para equipamentos agrícolas é importante?
Os preços dos equipamentos utilizados no setor rural brasileiro costumam ser muito altos. Além disso, os preços altos independem se os equipamentos agrícolas são novos ou mesmo mais antigos, por exemplo, aqueles que já contam com peças trocadas e não originais.

Sendo assim, para manter em segurança o seu negócio, o seguro para equipamentos agrícolas e o que melhor preenche os requisitos para deixar seus donos confortáveis e tranquilos para tocar o negócio sem preocupações extras.

Portanto, em casos de equipamentos avariados, inutilização do equipamento sem encontrar o defeito, e até mesmo contra furtos ou combustão por mau funcionamento, o seguro para equipamentos agrícolas garantirá que a produção siga em frente, já que o serviço cuidará dos pormenores a fim de repor a peça ou substituir o equipamento.

O seguro para equipamentos agrícolas tem avançado no País. São instrumentos financeiros para proteger-se de perdas com equipamentos de alto valor, como colhedeiras que podem custar R$ 1,5 milhão. Em dez anos, esse ramo de cobertura cresceu 286%, segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Além das colhedeiras e tratores, os planos podem proteger pulverizadores e plantadeiras, bem como equipamentos fixos como silos, armazéns e aviários. O crescimento do setor de seguros tem ocorrido mesmo com as máquinas e equipamentos fora da área de abrangência do Programa de Subvenção ao Prêmio, que é monitorado pelo governo federal. O setor tem crescido sobre dois pilares: a exigência dos financiadores, no momento da compra de equipamentos agrícolas., e também por causa da percepção do produtor sobre o benefício do instrumento.

Você sabe porque é preciso fazer o seguro para o equipamento agrícola?

Quando uma máquina ou equipamento agrícola é adquirida através de financiamento, a importância de protegê-lo se faz necessária. Sendo assim, o seguro para equipamentos agrícolas é uma garantia que protege o equipamento contra diversos acidentes e imprevistos. Além disso, trata-se de uma exigência da instituição financeira BNDES, durante o período em que o bem estiver financiado. Portanto, quando adquirido, o equipamento agrícola passa a ser um dos principais investimentos do produtor rural, aumentando a importância de estar coberto por um bom seguro.

Caso ocorra algum imprevisto, o seguro para equipamentos agrícolas irá repor o bem e o agricultor poderá continuar produzindo e honrando seus compromissos, pois é com o equipamento agrícola em plena operação que o produtor garante o plantio e o sucesso da colheita. Por isto, escolha a melhor seguradora e a assessoria do melhor corretor de seguro para proteger seus equipamentos!

Quais os objetivos do seguro para equipamentos agrícolas?
Os equipamentos agrícolas constituem os principais instrumentos de trabalho para as tarefas do agronegócio. Sendo assim, as máquinas são essenciais na atividade rural e fazem parte da própria estrutura de produção. Pelo fato do uso contínuo, todo equipamento agrícola pode vir a sofrer desgaste.

Também existem os danos resultantes da própria operação agrícola no dia a dia do campo. Por isso é tão importante que seja possível resolver a situação rapidamente caso ocorra um acidente ou dano inesperado qualquer.

Quais bens são abrangidos pelo seguro de equipamentos agrícolas?

É importante deixar claro que cada seguradora possui suas peculiaridades e oferece coberturas diferenciadas para cada tipo de equipamento. Contudo, os principais equipamentos e condições envolvidas nesse tipo de seguro podem são:

  • equipamentos agrícolas e rurais;

  • equipamentos móveis com e sem roubo;

  • equipamentos estacionários com e sem roubo;

  • equipamentos portáteis com e sem roubo;

  • equipamentos em exposição com e sem roubo.

Assim, podem ser considerados como itens a serem segurados no seguro para equipamentos agrícolas: tratores, plantadeiras, colheitadeiras, equipamentos de irrigação, motores, bombas e implementos agrícolas. Portanto, pela importância de preservar esses equipamentos que o seguro é importante, pois proporciona garantias e benefícios para sua propriedade.

Quais as principais coberturas?

Seja em razão do porte ou pelo atividade que cada equipamento faz, cada uma delas tem suas peculiaridades, por isso cada uma delas requer um tipo diferente de seguro. Também é ainda mais digno de nota que, os equipamentos agrícolas não correm tanto risco de furto ou roubo por serem equipamentos de grande porte, com peso de várias toneladas, como é o caso de uma colheitadeira de grande porte.

Assim, os equipamentos agrícolas de menor dimensão que correm maior risco de roubos e furtos. Em relação aos de grande porte, estes correm maior risco a acidentes, incêndio, colisões e danos causados por buracos, pedras, árvores, e uma variedade de possíveis obstáculos que gerar danos nas máquinas. Além disso, é ainda mais importante ressaltar que as opções e modalidades de seguro para equipamentos agrícolas variam de acordo com cada seguradora.

Sendo assim, as possibilidades são muitas, entre as principais podemos destacar:

  • colisão;

  • tombamento;

  • roubo ou furto;

  • incêndio, raio e explosão;

  • impactos;

  • danos elétricos;

  • danos acidentais pelo trabalho próximo à água.

download.png
bottom of page